quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Manual Chocadeira de Isopor

Manual Chocadeira de Isopor:
Manual Chocadeira de Isopor -



Nossos agradecimentos a Aviario Nossa Senhora da Gloria. entre no google e vejam eles tem muitas aves de varias especies.

Uma solução simples e barata, caso você tenha pequenas quantidades de ovos fertilizados e pretenda chocá-los, e construir uma incubadeira de isopor. É uma chocadeira que será útil não apenas aos ovos de codorna, mas também a ovos de outras aves.Para a construção desta incubadeira, você precisará dos seguintes materiais:


• uma caixa de isopor com um volume aproximado de 50 litros, ou seja, com 45 cm de comprimento x 35 cm de largura x 38 cm de altura;


• uma placa de vidro (de vidraça) medindo 12 cm x 24 cm;

• 50 cm x 40 cm de tela plástica de trama fina e resisten¬te;

• duas ripas de madeira de 1 cm de espessura, cada, com 37,5cm de comprimento x 1 cm de altura;

• duas ripas de madeira de 1 cm de espessura, com 26,5cm de comprimento x 1 cm de largura;

• 47 pregos de metal;

• cinco seringas descartáveis de 50 ml;• duas seringas descartáveis de 5 ml;• uma chapa de isopor de 30 cm x 30 cm;

• 19 parafusos de plástico;

• 30 cm de cano de PVC de 4 cm de diâmetro;

• um bocal de lampada;

• uma lâmpada de 15 watts e 110 volts, transparente; uma tomada elétrica(aconselho 2 pois se uma queimar voce tem outra);
• 1 metro de fio elétrico comum;

• 10 cm de arame liso;• 20 cm de fio de náilon (de pesca);

• um prato de metal, redondo, com 15 cm de diâmetro e 3 cm de profundidade;

• duas canaletas de metal com 35 cm de comprimento x 4 cm de largura x 4 cm de profundidade;

• um tubo de cola branca





























INCUBADEIRA

Adquirido o material, inicie a obra construindo a tampa da chocadeira. Para isso, recorte com cortador de isopor, numa das laterais menores, um retângulo de 29 cm de altura x 31 cm de largura. Este deve ser corta¬do em diagonal (como mostra a figu¬ra); assim, a tampa terá maior durabi¬lidade.A seguir, faça uma abertura de 10 cm de altura x 22 cm de compri¬mento. Ao redor deste vazio, corte um retângulo de 12 cm x 24 cm, mas o talho deve ser feito até a metade da espessura do isopor. Destaque esta moldura com cuidado.Feita a abertura, encaixe a placa de vidro (visor) sobre as dobras, fixan¬do-a com cola branca. Depois, cole a moldura sobre ele.Para abrir a tampa, fixe um pouco acima da placa de vidro, a ponta de um êmbolo de seringa de 50ml. Fir¬me este puxador fazendo um corte em cruz e utilize-se de cola. A tranca desta tampa será feita com o suporte para a agulha que se prenderá ao pu¬xador com o fio de náilon.A bandeja onde serão depositados os ovos é feita juntando-se as quatro ripas em forma de retângulo, fixando cada canto com dois pregos. A se¬guir, cubra-o com tela que se fixará com pregos de metal. Para evitar que estes se enferrujem, passe cola sobre eles.A ventilação nas chocadeiras se dará através de onze aberturas circu¬lares, sendo que sete (na parte supe¬rior) tem um diâmetro de 4 cm, en¬quanto que as outras quatro (na parte inferior) tem apenas 1 cm.Os círculos menores serão corta¬dos perto dos pés da incubadeira, co¬bertos com tela e revestidos com tu¬bos de seringas de 50ml, que auxilia¬rá fixação da tela.Também os círculos maiores serão cobertos por telas (com exceção do círculo central), porém revestidos

com pedaços de cano de PVC, cola¬dos com cola. A disposição deles será a seguinte: quatro ficarão em cada canto da caixa, dois no centro de cada metade e o sétimo no meio da parte superior. Neste último, será en¬caixado um soquete da lâmpada que se fixará com arame.Não despreze as tampas de isopor que foram cortadas, pois serão apro¬veitadas para aquecer a incubadeira.A partir do 14° ao 15° dia, é neces¬sário baixar a temperatura e a umidade da chocadeira porque os fetos au¬mentam a temperatura interna em 2°C e precisam de mais ar. Para isso são feitas janelas retangulares de 10 cm x 12 cm. Faça-as cortando, dia¬gonalmente, ao redor dos dois círcu¬los centrais, de cada metade, na par¬te superior da caixa. Utilize pedaços de êmbolos de seringas de 5ml como puxadores. Nas janelas são feitas marcas (nos lados de 10 cm) que indi¬carão a abertura delas de acordo com o período. A primeira marca é feita a 1,5cm da borda e a segunda a 3 cm também da borda.Quanto ao interior da chocadeira, a bandeja se apoiará em suportes com forma de trapézio (21 cm na base maior, 15 na menor e 4 cm de altura). Estes apoios são feitos com o que sobrou do corte do visor. Cada supor¬te é fixado por três parafusos plásti¬cos, nas maiores laterais da caixa, a 6,5cm do fundo da caixa de isopor.A seguir, prenda em cada lateral um trapézio com a mesma medida dos anteriores, a uma distancia de 4 cm dos apoios da bandeja. Na base maior destes trapézios, cole abas de isopor de 25 cm de comprimento x 4 cm de largura. As canaletas de água ficarão sobre as abas. Estas canale¬tas, por sua vez, poderão ser de metal ou de plástico. Para o primeiro caso, devem-se usar metais inoxidáveis (flan¬dres, alumínio etc.), ou ainda, se o metal for oxidável. é recomendável passar uma boa camada de zarcão para evitar a ferrugem. Sob a bandeja de ovos, coloque um prato de água. Verifique para que ele não esteja sobre os círculos de ventilação.Construída a chocadeira de isopor, fixe a parte- de cima sobre a caixa com parafusos de plástico. A seguir, coloque em cada um dos cantos, na parte inferior da caixa, um êmbolo de seringa de 5Oml e, assim, você terá os pés da incubadeira.
SAIBA COMO USAR:
Instale a chocadeira num lugar fresco e calmo para evitar que se der¬rame a água das canaletas. Para usar a incubadeira prepare-a 24 horas an¬tes de colocar os ovos. Encha as ca¬naletas e o prato com água. Depois li¬gue a tomada e utilize os tampões para fechar as quatro aberturas da parte superior.Reserve para os 16 dias de incuba¬ção, no mínimo, cinco lâmpadas que serão usadas em caso de emergên¬cia. Caso falte eletricidade, não mexa nos ovos até que ela volte.Passado 24 horas do funcionamen¬to da chocadeira, coloque os ovos. Se você os depositou no refrigerador (10° a 15°C), ponha-os na chocadeira antes que comecem a "transpirar".Não se deve mexer no aparelho durante 48 horas. Decorrido esse período, retire os tampões de isopor das quatro aberturas da parte supe¬rior e mova os ovos de modo que fi¬quem em pontos diferentes da ban¬deja, sem que varie as quantidades de calor a ser fornecida a eles. Para esse trabalho, estabeleça um horário fixo, reservando duas horas do dia, até três dias antes do nascimento das codorninhas.A cada três dias, complete a água da incubadeira no horário em que o sol estiver intenso.O resfriamento da chocadeira tem inicio no antepenúltimo dia do nasci¬mento, deslocando as janelas da par¬te superior até a primeira marca. Fal¬tando dois dias, mude as janelas para a segunda marca e, apenas no último dia, retire-as definitivamente.As codorninhas devem ser retira¬das somente após 24 horas do nasci¬mento. OvosO Ovo é uma célula produzida por uma fêmea, com a capacidade de se desenvolver em um novo indivíduo. O desenvolvimento pode acontecer tanto dentro do corpo da mãe como fora, quando então terá uma capa protetora de calcário a casca. O vitelo nutre o embrião em desenvolvimento. Ovos que se desenvolvem dentro da ave mãe, geralmente têm pouco vitelo, pois o embrião é nutrido pela própria mãe. Ovos que se desenvolvem fora, também podem possuir pouco vitelo caso eles sejam de animais cujos recém nascidos passam por um estágio larval e que se alimentam enquanto não atingem a fase adulta. Os ovos com casca das aves contêm vitelo suficiente para sustentar o embrião até o nascimento de uma versão jovem do adulto.
Perguntas mais freqüente sobre incubação de aves:
1- Quanto tempo os ovos podem ser armazenados até serem colocados na chocadeira? Depende da temperatura ambiente. Os ovos podem ficar 1 a 2 dias (em 34ºC), 4 dias (em 30ºC) e até 7 dias ou mais (em 28ºC) antes de serem chocados na chocadeira.
2- Como guardar os ovos? Retire-os todos os dias dos ninhos (os ovos não devem Ter contato com o chão), de preferência guarde-os em cartelas próprias sempre com o bico para baixo. Evite colocá-los em geladeira, pois podem perder umidade, ou lugares muito quente (acima de 34ºC). 3- A temperatura do ambiente prejudica os ovos? Sim, em lugares muito frios (abaixo de 4ºC) os embriões podem morrer e em lugares muito quente acima de 34ºC o embrião começará a desenvolver-se.
4- Devo botar na chocadeira ovos trincados ou rachados? Não. Pois a temperatura dentro da chocadeira fará com que os ovos estourem, sujando e infectando os outros ovos.
5- Depois de ligada a chocadeira e ajustada a temperatura como colocar os ovos? Depois de estabilizada a temperatura da chocadeira vá colocando os ovos deitados em fileira na grelha deixando espaço para que os mesmos possam ser movidos.
6- Com quantos dias depois posso começar a mexer os ovos? Depois de postos na chocadeira mexer cuidadosamente após 3 dias (ou 72 horas), sempre devagar e no mínimo 3 vezes ao dia.
7- Tem horário rígido para o meximento? Não, porém lembre-se que são pelo menos 3 vezes ao dia, preferencialmente uma vez pela manhã, uma vez à tarde e outra à noite.
8- Como deve ser o meximento? Nunca puxe a ponta da grelha que fica na gaveta em movimentos vai e vem. Você deve apenas puxá-la na primeira mexida, empurrá-la na Segunda e puxá-la novamente na próxima e assim por diante até faltar um dia para a data prevista do nascimento (ver tabela de eclosão no manual do usuário).
9- Posso abrir a(s) gaveta(s) para verificar os ovos? Não recomendamos fazê-lo, pois dependendo das condições ambientais externas (que varia de cidade para cidade) podem haver perdas durante o nascimento. Entretanto aqueles que desejarem arriscar devem fazê-lo à noite, com a chocadeira desligada, após 1/3 do tempo de eclosão da ave (p.ex. galinha » 21x1/3 » 7dias) e com a maior brevidade possível. Os que não estiverem fecundados poderão ainda ser aproveitados em bolos, tortas etc.
10- Como saber se estão fecundados? Os ovos devem ser examinados com o bico para baixo e sob um feixe lateral de luz. Os ovoscópios de luz monocromática (p. ex. a raios laser) são os melhores para visualizar detalhes do embrião, entretanto qualquer bom ovoscópio pode revelar o contraste que caracteriza a fecundação.
11- Retirados os ovos não fecundados posso colocar outros ovos no espaço daqueles retirados? Não recomendamos, pois geralmente altera as condições de temperatura, umidade e oxigenação naquele momento.
12- Perto do dia do nascimento o que devo fazer? Na véspera do dia da eclosão evite mexer os ovos, pois os pintos já buscam a posição adequada para eles nascerem. Após o nascimento, deixe-os no mínimo duas horas dentro da chocadeira e no máximo 6 horas (eles podem atrapalhar o nascimento dos demais pintos, apesar de terem reserva nutritiva para até 48 horas sem comida). Aqueles que possuírem uma nascedeira devem utilizá-la para evitar a infecção da chocadeira com as fezes dos pintinhos.
13- Quanto tempo devo tirar os ovos da chocadeira? Espere até dois dias após o período de eclosão estabelecido para a ave (ver tabela de eclosão no manual do usuário) para então realizar a limpeza na chocadeira.
14- Após a retirada dos ovos que não nasceram, posso colocar imediatamente novos ovos na chocadeira? Não recomendamos. A chocadeira deve ser limpa com solução anti-séptica e em seguida permanecer de 8 a 12 horas sob ventilação (com as gavetas retiradas e a porta inferior aberta).
15- Depois de tirados da chocadeira quais os cuidados que devemos ter com os recém nascidos? Se você não tem o pinteiro (ou criadeira) poderá improvisar um utilizando uma caixa de papelão ou madeira com piso abrasivo (para evitar o aleijamento das aves). Uma fonte de calor (lâmpada de 40W) e um ou mais bebedouro de passarinho são essenciais para evitar altos índices de mortalidade, bem como ração de crescimento de boa qualidade (rica em proteínas). A água do bebedouro tem que ser trocada diariamente, pois a higiene nos primeiros dias é muito importante.
16- A alimentação das aves-mães influi na taxa de nascimento em chocadeiras? Sim. Aves-mães devem ter tratamento diferenciado em termos de ração (rica em proteínas e sais minerais) e suplementos alimentares (vitaminas e aminoácidos)
17- Como a consangüinidade pode afetar as aves recém-nascidas? Depende da ave. Em codornas o incesto causa nascimento precoce (14 dias) e os pintos não se desenvolvem como seus pais (raquitismo). Em gansos os ovos podem nem sequer nascer. Em galinhas caipiras a consangüinidade é bem tolerada e seus efeitos podem levar anos para serem percebidos.
18- Quanto tempo pode faltar energia elétrica sem prejudicar a chocada? Durante as primeiras 48 horas no máximo 15 minutos, após esse tempo, é tolerada até quatro horas a partir de então começam as perdas (que depende da ave).
19- Podemos anotar nos ovos a data que eles estão indo para a chocadeira? Sim, mas somente com carvão vegetal ou lápis grafite. Nunca com tinta ou esmaltes, pois o ovo respira pela casca. 20- Existe uma proporção macho-fêmea ideal para aperfeiçoar a fecundação? Depende da ave. Em codornas é de um macho para quatro fêmeas (1»4), em galinhas de raça aprox. 1» 5, em gansos é de aprox. 1»3 etc.
21- Posso chocar aves de diferentes espécies ao mesmo tempo na mesma chocadeira? Sim. Desde que haja faixas de temperatura em comum. Por exemplo, em 37,5ºC (99,5ºF) pode-se chocar galinha, angola, codorna e pata. A taxa de nascimento não será máxima para todas as aves porque a temperatura não é a ótima para todas elas e também o período de eclosão por ser diferente altera as condições dentro da chocadeira.
Dicas • A estocagem dos ovos não deve ser superior a sete (7) dias.
• A temperatura para estocagem é de 12,7o C, e a umidade de 75%. • Os ovos estocados devem ser girados no mínimo duas vezes por dia.
• Os ovos devem ser estocados com a ponta para baixo.
• O transporte dos ovos deve ser feito com bastante cuidado, evitando que não haja impactos, abafamento ou exposição sol.
• A coleta dos ovos deve ser feita pelo menos duas vezes por dia para evitar que as aves antecipem a incubação.
• O controle sanitário, a idade e a alimentação das matrizes, devem ser rigorosos. Vermifugar o plantel anualmente, usar água limpa e fresca e ração balanceada, são também imprescindíveis.
• As regulagens de temperatura e umidade são muito importantes.
• Para chocadeiras que trabalham com cargas múltiplas, recomendamos o uso do nascedouro (eclodidor), para que não haja contaminação dos ovos durante o nascimento.
• Em chocadeiras que não dispõe do giro automático, os ovos deverão ser virados, no mínimo, três vezes ao dia. • Recomendamos lavar os ovos de ganso, pato e marreco com bombril e água, antes de colocar para chocar
• Evite ficar abrindo a chocadeira. Só abra quando necessário e no máximo três vezes ao dia.
• Havendo dúvida quanto à procedência dos ovos, recomendamos que se faça uma ovoscopia antes de colocá-los na chocadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário